sexta-feira, 25 de maio de 2012

SUGESTÃO DE LEITURA 1

QUEM EU SERIA SE PUDESSE SER

Autores: Carlo Montobbio e Carlo Lepri
A condição adulta da pessoa com deficiência intelectual.
 Esse livro, por meio da metáfora da viagem e de suas fronteiras quase sempre intransponíveis, aborda o tema delicado e complexo do amadurecimento permitido ou possível  para os jovens Down e para aqueles com deficiência intelectual em geral.
O livro também é, declaradamente, um pretexto para oferecer aos leitores uma oportunidade de reflexão sobre outras histórias humanas e sobre outras pessoas com deficiência intelectual.
O jovem Down apresenta, porém, pelo menos duas características particulares: os sinais morfológicos e, consequentemente, o diagnóstico extremamente precoce, que o expõem a alguns riscos específicos, tanto dentro da família como no ambiente macrossocial.
A obstinada proibição social e cultural de seguir rumo ao mundo dos adultos, que se manifesta(inconscientemente) para todos que têm deficiência intelectual, é particularmente perceptível em relação às pessoas Down, o que, nessa perspectiva, acaba por evidenciar uma proibição de crescer, da qual somos todos amplamente cúmplices.
Desse ponto de vista, o jovem Down pode ser assumido como um protótipo, muito emblemático, de todos os jovens com deficiência que poderiam se tornar homens comuns, mas, ao contário, são mantidos numa infância perene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário